1 de fev. de 2011

Já fazem QUATRO anos!!!!

No dia 31.01.2007 eu estava chegando em território alemao pela primeira vez na vida. Só com blusas de alcinha, sem bota, sem casaco, mas com uma vontade enorme de aproveitar o meu "um ano"!

Eu lembro perfeitamente como os meus últimos 6 meses no Brasil foram.... Em julho tinha ido à Sao Paulo assistir aulas na faculdade onde eu queria fazer meu mestrado em Jornalismo Internacional, aprovado o curso e decidido que em Janeiro, logo após a minha formatura, eu iria pra lá...

Chegando em Belém em agosto, recebi um e-mail de uma menina que fazia curso de alemao e que eu conhecia, dizendo que o ano de Au Pair dela estava acabando e se eu nao teria vontade de ir substituí-la. Fiquei com aquilo na cabeca... eu já conhecia o programa de Au Pair desde os meus 15 anos, época em que eu queria fazer High School nos EUA e minha mae barrou. Aí revoltada, pedi milhares de panfletos de programas de intercambio pra fazer depois dos 18 anos, quando "ninguém mais podia mandar em mim".

Naquela época eu queria passar 1 ano nos EUA, mas assim que entrei na faculdade, pensei que teria que buscar algo diferente.... Ingles, Espanhol, Frances, sao línguas "comuns" de se falarem no Brasil. Eu queria ser correspondente internacional e deveria aprender uma língua incomum e que de quebra, ainda gostasse: o alemao!

Me inscrevi no curso de alemao, tive brigas com o meu primeiro namorado, porque eu vivia falando sobre ir pra Alemanha "algum dia" e ele, na flor dos nossos 18 anos, achava que eu nao pensava num futuro "a dois". Ainda bem que eu achava esse papo naquela época tao absurdo quanto acho hoje!

E foi assim, que esse e-mail que recebi, redespertou uma vontade que tava meio que longe da minha realidade na época. Mas ele me inquietou de uma tal forma, que decidi conversar com o meu pai e meu namorado na época. Minha mae é muito sentimental e a poupei, porque se nao, nao tomaria nenhuma decisao sensata.

Meu pai me apoiou, meu ex-namorado também e aí nao parei mais.... A família da minha conhecida só precisava de Au Pair pra marco/abril e eu queria ir o quanto antes, pra voltar o quanto antes e comecar minha pós-graduacao entao em fevereiro de 2008, quando voltasse da Alemanha.

Em 6 meses achei minha família, pedi visto, comprei passagem, terminei de escrever meu TCC em jornalismo, o defendi, me formei numa sexta-feira, terminei meu namoro de 2 anos e no domingo, embarquei pra Sao Paulo, onde fiquei uns dois dias com o meu pai e embarquei pra Alemanha.

uma das primeiras fotos que tirei na Alemanha, magra até nao poder mais, com casaco emprestado e com meus primeiros amigos Diane e Edu =)

Nesse ano, apesar de passar o pao que o diabo amassou, pisou e cuspiu em cima, eu nao sofri por estar longe de casa. Eu me preparei esses 6 meses pra viver esse um ano fora e nao tinha porque sofrer, logo logo, eu já voltaria pra casa. Sofrer, só iria dificultar a minha vida.

Me lembro como se fosse hoje eu fazendo o meu check-in em Sao Paulo. O sistema tocou uma musiquinha e a atendente saiu pra telefonar. Voltou e me disse que eles tinham uma vaga livre na classe executiva e que o sistema me sorteou pra ocupá-la. Quando me ví, estava em uma salinha VIP com internet, telefone, queijos e tudo mais.... Entrei no aviao e nessa classe estavam só homens de paletó e eu, com mochila, tenis e indo ser babá na Alemanha. Lembro que um holandes que sentou ao meu lado me perguntou o que eu estava indo fazer e eu disse "estou indo estudar alemao por um ano". No mínimo o cara pensou que meus pais eram milionários, hahahaha.

Nesse um ano eu viajei muito, mas muito mesmo. Eu ganhava 260 Euros por mes e 240 eram reservados pra viajar. Afinal, com um salário de jornalista, quando eu teria a chance de novo de vir pra Europa?!

O ano foi passando, os problemas com a família anfitria que nao existiam apareceram e depois de 8 meses mudei de família. Pensando que meus problemas iriam acabar, eles só estavam comecando. Vivi coisas que até hoje quando conto ninguém acredita. Mas nesse ponto eu já tinha decidido que eu queria que o meu alemao melhorasse mais e que eu queria estudar aqui. Entao, eu tinha que fazer o que fosse pra conseguir alcancar meu objetivo.

Até que em fevereiro de 2008 apareceu o meu Stefan na minha vida e fez tudo mudar. Fiquei na casa dos "monstros" até setembro de 2008, logo consegui um emprego numa loja por aqui, em outubro comecei a estudar e eis que já estou aqui há QUATRO anos, com um trabalho bem melhor, terminando a faculdade em julho, com o meu ape, meu amor e um cachorro lindo de morrer.

Eu confesso que to orgulhosa de mim e ver que tudo mudou, que conquistei muitas coisas. Mas o receio bate.... Antes todos diziam "voce está só há 3 anos na Alemanha e fala tao bem alemao?!"... E agora, aos poucos voce nao recebe mais tantos elogios.... há quanto mais tempo voce fica num país, maior é a sua "obrigacao" de falar o idioma perfeitamente...

O tempo voa, literalmente....

7 comentários:

a n a a r q u i a disse...

Você tem que tá mesmo orgulhosa! ... mas só a gente sabe o duro que dá pra colher essas flores, né?! =)

S. W disse...

Olha só eu to aqui quase chorando lendo o seu post. Você se lembra como começamos a conversar Karla? Eu louca do dedão do pé, tinha terminado o meu namoro de 5 anos e meio porque era completamente apaixonada por um alemão que eu só conhecia da net (alias até hoje somos amigos e ele é pai da menininha mais bonitinha do mundo), e eu ia passar uns meses na casa dele pra ver se agente se dava bem, hoje em dia quando eu me lembro eu vejo onde eu estava com a cabeça, isso era 2006 eu acho. Arrumei uma familia na Alemanha, comprei passagem e ai minha mãe surtou. Lembra que você vinha pegar o voo em Sp e estavamo combinando de ir juntas? Eu desisti, fiquei e acabei indo em 2009 parar na Dinamarca. Depois que você foi pra Alemanha perdemos contato total. Fiquei ubber feliz quando eu te achei por aqui e vi que você estava super bem, feliz, estudando, trabalhando e tudo mais. Meu orgulho essa dona Karla viu.

Eu sei bem o que é comer o pão que o diabo amassou com o rabo sendo au pair. Muitas vezes eu pensei porque eu fui sair de casa pra isso, quando batia aquela tristeza imensa da vida que eu estava levando, e dai pá pum, aparece um amor, faz a vida ficar menos dificil, o tempo passar mais leve, logo quando você vê tem um milhão de planos de vida naquele lugar, e vê que ali é a sua casa.

Karla que venham muitos e muitos outros anos. Você é um exemplo de coragem e sucesso pra todas.

Beijao

Ps. e pode deixar que assim que chegar te ligo pra gente conversar.

beijao

Katia Bonfadini disse...

Karla, o tempo voa mesmo!!!!!! Adorei conhecer um pouco mais da sua história de vida! Você fez um comentário hoje lá no blog que me chamou a atenção: o fato de que morar fora faz vc querer ou se sentir na obrigação de voltar à terra natal todo ano. Minha irmã também se sente assim e morre de vontade de conhecer outros lugares, mas a saudade da família acaba falando mais alto! Como ela está morando em SF, fica pensando em aproveitar a proximidade da ásia e oceania pra conhecer algumas coisas por lá, que é o que eu faria mesmo!!!! Mas parabéns pelos seus 4 anos na Alemanha com votos de uma vida maravilhosa em qualquer lugar do mundo!!!! Bjs!

Angela E. M. Knaesel disse...

Oiii Karla, saudade de passar por aqui!!! Estive mais que ausente estes 3 meses, mas como vc tbm sabe o motivo foi bom...
Fico mto feliz por todas as suas conquistas e hj lendo o que escrevesse, paro e penso em como também sinto-me mais preparada para viver fora do Brasil...
Queria poder sentar e conversar dias contigo pra saber tuas hisórias, quem sabe um dia né?!
Bjo gde!

Beatriz disse...

Oi Karla
Você é uma lutadora garota! Minha irmã já mora há treze anos na Europa (agora em Barcelona) e já disse: para o Brasil não volto nunca mais, só para visitar a família e amigos! O trabalho, as facilidades, o retorno dos impostos pagos....realmente, se eu pudesse também não perderia uma oportunidade dessas por nada!!!
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Anônimo disse...

Olhe, que história!!! Eu ao contrário de vc queria ir pra Itália. Acabei vindo parar nos Estados Unidos. Ainda não desisti do jornalismo, pelo contrário,continuo na luta. Parabéns pelas conquistas.

Anônimo disse...

http://4.bp.blogspot.com/_om4Tgly-FkA/TUfP48x_imI/AAAAAAAAAOA/s0K3xU7dLaM/s1600/01.jpg adorei a foto!