24 de jan. de 2011

Costurando...

Voces lembram que eu falei em algum post passado sobre um novo projeto?! Vou contar pra voces uma coisa, mas contar bem do meu jeito: comecando desde o "comeco" mesmo...

Eu lembro que desde que eu era pequena, mas bem pequena mesmo, coisa de ter meus 4 anos de idade, eu sempre dizia que a minha profissao iria ser costureira.

É engracado como as coisas na nossa vida acontecem... Como os meus pais sao separados e eu, minha mae e meus irmaos sempre moramos na casa da minha Vó, eu sempre a tive como um grande exemplo pra mim. A minha vó significa muito pra mim e esse sentimento com certeza nessa época em que eu tinha meus 4 aninhos, já estava encravado no peito.

A minha Vó é costureira e acho que por isso, essa era a profissao dos meus sonhos... eu sempre admirei como a minha Vó transformava pedacos de tecido ganharem vida e deixarem pessoas felizes e satisfeitas. Costurar é arte!

Ela, a minha Vózinha me ensinou muita, mas muita coisa. Ponto cruz, bordar, croche, macrame e pequenos trabalhinhos de costura. Eu lembro que eu com os meus 12 anos a-m-a-v-a ver o programa da Ana Maria Braga, ainda época de Record, pra aprender a fazer artesanatos. Sempre achei interessante trabalhar com as maos. E isso nao era comum pra uma crianca/adolescente naquele tempo e nem hoje.

Bem pequena eu vendia livrinhos na portaria do meu prédio por algums centavinhos. Os livrinhos eram feitos com esses blocos de anotacoes, tinham umas 20 páginas e a primeira página era pintada por mim. Depois na escola eu comecei a vender acessórios feitos com micanga, ganhei um bom dinheirinho e tinha que inclusive emprestar o dinheiro pra minha mae quando a situacao tava pegando, hahahaha.

Depois acho que comecou a fase em que vendas eram sinonimo de vergonha e parei com isso. Aí depois veio o vestibular, a faculdade e esses interesses foram ficando cada vez mais de lado.

Chegando à Alemanha eu tive uma família anfitria meio abusada e um dia eles me perguntaram se eu sabia costurar um pouquinho, já que uma blusa novinha da crianca tava com um buraco. Eu costurei essa blusa e logo, tinha que costurar alguma coisa no mínimo uma vez na semana. Aliás, como tudo o que AuPair faz, que ao início é de coracao e logo já vira obrigacao...

Depois eu comecei a namorar o Stefan, meu alemaozinho lindo de pernas curtas. Toda a compra de calca nova, significava que eu tinha que fazer a bainha. Aí depois fui passar um final de semana na casa dos pais dele e a mae dele tinha sseparado 8 calcas que ela queria fazer a bainha. Quando eu ví como ela fazia, quase caí pra trás. Expliquei o método que a minha Vó me ensinou e lá passamos o final de semana inteiro fazendo bainhas de calcas nao só dela, mas da família toda.

Aí eu comprei em janeiro do ano passado uma máquina de costura, nao das melhores, mas bem boazinha. Depois disso, todos os presentes que eu ganhava da mae dele, tinha a ver com costura. Revistas, linhas, material de costura, caixinha de costura e até um dos presentes mais lindos que já ganhei... uma máquina de costura Pfaff dos anos 40 que ela ganhou da madrinha dela de heranca, como essa daqui:

fonte: Google Bilder

Aí com isso a irma do Stefan também comecou a costurar, ensinei ela o pouco que eu sabia e comecamos a costurar coisas juntas em datas comemorativas, que é quando todo mundo se reúne na casa dos pais. No verao do ano passado eu costurei 2 vestidos e uma saia pra mim. Aí com isso as minhas amigas que precisam apertar algo aqui, consertar algo lá vem aqui em casa pra eu dar um jeitinho.

Eu tenho certeza que costurar nao é um dom meu, assim como é pra minha Vó, mas acho que o treino pode me aperfeicoar. Como ainda to no comeco, comprei pela internet nos EUA uns Kits pra fazer acessórios com tecidos e vou mostrar aqui assim que tiver tempo de dar início a esse prejeto. Mas enquanto isso, mostro pra voces a bolsa que fiz há algumas semanas atrás:








Agora eu só conto os dias pra ir pro Brasil em setembro e costurar com a minha fonte de inspiracao!

Beijos!

4 comentários:

S. W disse...

Kalinha, mas eu me vi nesse seu post.
Eu sempre amei esses trabalhos manuais. Quando eu tinha uns 8 anos, eu saia da escola de manha, direto pra casa da vizinha que começou a me ensinar croche e trico, fiz vários cachecóis pra minha avó querida e biquinhos de pano de prato. Minha mae era costureira, mas nunca teve muita paciencia de ensinar, eu pegava os retalhos pra costurar roupinhas pra minhas bonecas, mesmo que muito rudimentar até hoje, eu sei pregar um botao, fazer barra, alguns consertos, mas sempre quiz aprender mexer com maquinas.

Uma ex sogra era ótima com ponto cruz, me deu um kit completo com e uma assinatura de revista por 1 ano, eu fiz tanta coisa, mas tanta coisa que tinha uma graveta cheia. A uns meses atrás tentei fazer flores de tecido, mas me compliquei um pouco, mudei pro fuxico e fiz chaveiros, arranjos, e ainda estou aprendendo a tecnica, adoro mexer com tecido, costura. Nunca desisti de tentar fazer um curso de corte e costura, vou me realizar o dia em que puder costurar algo pra mim mesma.

A bolsa tá linda, dá até orgulho de ver. Continue sempre mostrando as novidades aqui, eu adoro ver esse tipo de trabalho.

beijao

Katia Bonfadini disse...

Karla, que saudades!!!!! Desculpe o sumiço, foi muita coisa acontecendo no final do ano e no início de 2011. Amei seu novo projeto e acho que vc ainda vai criar muitas peças lindas!!!! Quando a gente gosta de algo e tem facilidade, o potencial é imenso!!!!! Ah, e respondi seu comentário de hoje assim: "Karla, eu não conhecia a Desigual, mas me apaixonei pela bolsa e pela Logomarca!!!! Tinha uma mulher distribuindo algumas sacolas e todo mundo estava usando-as na rua. Foi grátis!!!! É uma das melhores formas de propaganda que conheço porque desperta a curiosidade de muita gente! Confesso que não entrei na loja, mas vou procurar conhecê-la melhor!!!!! Bjs! "

Vou vir mais aqui, prometo! Estou trabalhando como temporária em uma empresa durante essa semana e a próxima, mas depois fico mais tranquila e volto a visitar meus blogs preferidos!!!! E sua participação no BONFA CONVIDA, hein? Estou esperando, rsrsrrs!!!! Bjs!!!!!

a n a a r q u i a disse...

saudades da minha máquina de costura do brasil... ahhhh eu quero um AP onde uma máquinha de costura caiba dentro!

p.s: bolsa fofa!

p.s.2.: que kits säo esses, karla?

Katia Bonfadini disse...

Ah, que ótimo, Karla!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estou doida pela sua participação!!!!!! O Zinque é muito fofo mesmo, né? Tem um olhar expressivo e parece ficar super concentrado durante a sessão de fotos, rsrsrs! E a Dani é um amor de pessoa!!!!! Quanta criatividade! Um beijo enorme!