30 de abr. de 2010

Plantar ervas em casa

Finalmente depois de muita briga com o provedor de Internet, nos mandaram um USB-Stick com Internet grátis por 3 meses. Um alívio estar conectada!!!!

Hoje vou contar um pouquinho sobre como plantar ervas finas em casa.

O meu ape antigo como eu já disse, era bem pequeno e muitos dos planos que eu tinha nao podiam ser executados por lá. Pra quem me conhece, eu adoro cozinhar e adoro usar ervas fresquinhas nas receitas. Com isso, tive a idéia de comprar as sementes de diversas ervas e tentar plantar aqui em casa, já que agora tenho mais espaco.

Aqui na Alemanha essa é a época ideal pra plantar, entao vou mostrar passo-a-passo como fiz tudo.

1o passo: Eu comprei 8 tipos de sementes de ervas finas: manjericao, alecrim, dill (aneto?), cebolinha, salsa, salva, orégano e hortela.

--> Se alguém souber como se chama o dill em portugues me fala, porque só encontrei como "aneto", mas sinceramente nunca ouvi falar em portugues!

2o passo: Comprei terra e peguei na loja onde vende plantas, uma espécie de bandeja onde ficam os vasinhos de plantas. Isso nao custou nada, porque depois que as plantinhas vao sendo vendidas, eles jogam essa bandeja no lixo. O importante é que ela nao tenha furinhos. Mas se tiver, só passar uma fita e tapar =)

3o passo: Em casa, separar tesoura, sementes, papel, durex, bandeja, terra, colher, caneta, folha transparente de cozinha e água.

4o passo: Preencher os espacos da bandeja com terra. Nao precisa ser cheio até o topo! Escrever em pedacinhos de papel os nomes das ervas e colar com durex. Assim ninguém se perde e sabe sempre onde está cada erva.

5o passo: Dependendo da semente, plantar como se diz no pacotinho. Manjericao, dill e hortela sao sementes que precisam de sol, entao só se coloca as sementes sobre a terra e mais nada. Sobre as sementes da salva e do orégano coloca-se um pouquinho de terra, sem pressionar, só espalhando com o mao. E salsa, alecrim e cebolinha, precisam de uma camada de 0,5 ou 1 cm de terra sobre as sementes.

6o passo: Molhar tudo até ficar bem úmido, cobrir com uma folha transparente e fazer com o cabo de uma colher furinhos pras plantinhas respirarem. A folha funciona como uma espécie de estufa pras plantinhas.


O segredo é deixar a bandeja em um lugar onde bata sol grande parte do dia. Como voces podem ver, eu deixo na minha cozinha mesmo, já que nao tenho jardim. Aliás, nesse processo inicial é até melhor dentro de casa, porque assim elas nao ficam muito exposta às mudancas do clima. Dentro a temperatura é mais estável. A folha transparente deve ser tirada uma vez ao dia, por algum tempo, pra que as plantinhas respirem ainda mais. E a terra deve ficar sempre úmida e nunca pode ressecar.

Hoje fazem 8 dias que plantei as minhas sementes e todas já cresceram. No domingo eu posto aqui uma foto de como elas estao agora e explico como os próximos passos devem ser feitos.

Um bom 10 de maio pra todos!

2 comentários:

Cin disse...

Voce realmente usa para cozinhar!!! Da-lhe Tim Mälzer! rs...

Muito bonitinho a idéia, para quem usa, é uma mao na roda... No meu caso, eu compro já os pacotinhos congelados no Aldi! hahaha

bjos

Angela E. M. Knaesel disse...

Oiii, tdo organizado finalmente! Q maravilha! E essas ervas, qto capricho! Adoro cozinhar tbm, aliás faço isso todos os dias aq, aprendi depois de 8 anos de casada a realmente ser dona de casa. Passar, lavar, limpar e cozinhar mtoooo, rsrs. Aq temos q fazer tudo ñ é?
Vc com problemas na nete e nós com a tv. Na vdade é um pacote só, mas tv ñ funciona e o atendimento é pra lá de precário. Ultimamente qdo alguém trata "bem" achamos o máximo, ficamos até impressionados, q horror achar anormal algo q deve ser no mínimo básico hein!?
1° de maio aq pelo jeito é tranquilo Karla, aliás acho o povo sempre tão morno por aq, ñ vejo intensidade em nada sabe. Não sei se são tranquilos ou se escondem-se de tudo.
Ando tão saudosa ultimamente q ñ consigo ver positividade em nada, rsrs. Preciso urgente do meu país.
Bom findi, bjos.