29 de mar. de 2010

Cultura...

Cultura foi sempre uma coisa que me fascinou muito. Nosso Brasil é um país "multikulti" (como dizem os alemaes...) onde existe a incrível mistura entre índios, portugueses, negros, italianos, alemaes, japoneses, árabes e tantos outros em um povo só.

Mas a mistura no Brasil é algo centenário, antigo e apesar de nos depararmos todos os dias com essa mistura, ninguém pensa muito sobre isso, porque a miscigenacao nao é mais novidade. Antigamente existia a migracao "norte-sul", que na verdade é a migracao de pessoas de países desenvolvidos, para os em desenvolvimento. Hoje em dia a migracao é "sul-norte", onde as pessoas de países em desenvolvimento saem em busca de outras chances de vida nos países de primeiro mundo.

Eu to falando tudo isso, porque uma coisa que me fascina aqui na Europa é a chance de conhecer tanta gente de todos os lugares do mundo. Voce vai a uma festa e tem a chance de conhecer gente da Itália, da Romenia, da Rússia, da Suécia. Eu acho isso incrível!!

E na Universidade tenho uma amiga da Rússia. O que nós brasileiros sabemos sobre a Rússia a nao ser que era a antiga URSS, que lá é frio e pra quem nao faltou as aulas de geografia, conhece até as palavras "glasnost" e "perestroika". No máximo!!!

Aqui na Alemanha tem muitos russos e também muitos estereótipos sobre eles. Existem os que falam mal dos russos, mas também existem aqueles (os homens...) que passam a vida inteira a procura de uma russa pra casar.

Eu nao vou falar aqui sobre os costumes e tradicoes desse povo, mas sobre certos "jeitos" de ser. Os russos sao pessoas que se vestem de uma forma muito única. As mulheres com casacos de pele, plumas, botas de saltos altos. Os homens muitas vezes de branco, com sapatos de bico fino.

Sao com certeza modos de vestir que procuram ir de encontro à uma história ainda fresca, de um povo que através do socialismo tinha poucas opcoes de se vestir. Eram 2 ou 3 tipos de roupas em no máximo 2 cores, que todos tinham que vestir. Igualdade era o lema. Nao existia outra opcao.

Com a chegada de um novo sistema, os russos adotaram o que pra eles significava o ocidente, o novo, a mudanca: luxo e glamour.

No início desse ano a minha amiga que foi visitar a família na Russia, voltou e me troxe chocolates. Eu fiquei fascinada. A embalagem desses chocolates representavam exatamente esse estilo russo. Embalagens luxuosas, com muitos tons de dourado, com bonequinhas impressas nas embalagens.

Pode ser até pensamento de uma louca futura antropóloga cultural. Mas nao é incrível perceber as diferencas entre as culturas e o quanto elas influenciam inclusive os produtos que estao pra vender no supermercado?

E aqui pra voces, as fotos dos chocolates que eu ganhei de presente:


E pra quem nao tá por aqui, uns exemplos da moda inspirada na moda russa:

2 comentários:

Angela E. M. Knaesel disse...

Que post bacana Karla, tudo novidade pra mim o que contasse da Rússia! Esse findi fomos a um aniversário de um amiguinho do Miguel do Infantário, era um piquenique, achei q iria conhecer as tradições Portuguesas mas por incrível q pareça ñ havia um sequer, com exceção de alguns coleguinhas q os pais deixaram e foram buscar depois. O aniversariante era Alemão, tinha tbm família francesa, austríaca, Belga e por aí vai, quero até fazer um post sobre isso. Diversidade total, tão bom poder viver isso não é?!
bjoss.

Katia Bonfadini disse...

Amei esse seu post, Karla!!!! É justamente aprender sobre cultura e costumes de outros povos, o que busco quando viajo. Por isso minha vontade de um dia fazer um "intercâmbio" de alguns meses ou anos. Acho que você só conhece mesmo um lugar e a mentalidade de um povo quando passa um tempo imerso nessa cultura vivendo o dia-a-dia. Você escreve super bem, parabéns!!!! Bjs!