8 de jan. de 2010

Já parou pra pensar?

O despertador toca, voce levanta. Voce fecha a porta de casa e sai pra ir pro trabalho. Voce entra no onibus e chega no seu destino. Liga o rádio e escuta uma música. Seu amor chega em casa, voce dá um beijo. Voce disca o número de telefone do seu melhor amigo e ele atende do outro lado da linha.

Pra nós, seres humanos, inúmeras coisas sao absurdamente rotineiras, óbvias. A gente na verdade nem pára pra pensar como seria a nossa vida se um dia essas coisas que a gente encara como “certas” simplesente nos deixassem na mao.

É feriado, as estradas estao lotadas de carro. Voce entra no carros e algum tempo depois, está na casa de praia. Alguém já parou pra pensar em tudo que poderia ter acontecido no caminho? Milhares de carros em alta velocidade, cada motorista dirige por si, toma suas próprias decisoes, freiam, aceleram, ultrapassam.

É claro que a gente nao pode viver pensando nas coisas que podem ou nao acontecer a cada passo que a gente dá, mas que vale a pena refletir o quanto os nossos caminhos sao rodeados de “obstáculos” que sao tao facilmente e impensávelmente dia-a-dia superados, vale!

E se um dia voce acordar, abrir os olhos e nao enxergar mais nada? Como seria o mundo? Como voce faria as coisas que faz diariamente há anos? Como voce se alegraria de ver a primavera chegando? Como voce confiaria nas pessoas sem poder olhar nos olhos dela?

Parece paradoxal e louco, eu sei. Mas esses pensamentos vem de um filme que ví na semana passada: “Ensaio sobre a cegueira” (em alemao, “Stadt der blinden), baseado no livro de mesmo nome de José Saramago.

No filme ocorre a disseminacao de uma doenca que torna todos os homens do mundo cegos. Um a um. O governo nao está preparado, ninuém está preparado. Todos os homens sao colocados numa estacao de quarentena e lá, todos tem que aprender a sobreviver sem enxergar. Surgem problemas de saneamento, intrigas, guerras, medo.

Alí muitas pessoas sao separadas e unidas através de uma única coisa que todos tem em comum: a cegueira. E o filme mostra exatamente o que comentei no comeco: a reacao dos seres humanos ao saber que uma coisa tao óbvia – a visao – nao está mais ao alcance deles.

O filme vale muito a pena ver! É dirigido por Fernando Meirelles (de Cidade de Deus), atuado por entre outros Julianne Moore, Mark Ruffalo e Alice Braga. O Making off é imperdível – pelo menos na versao alema - e depois, vai dar aquele gostinho de comprar o livro. O meu, já está aqui só esperando o tempo pra comecar a ler.

“O filme trata da fragilidade da sociedade. Quando algo se acaba, tudo entra em colapso.”
Fernando Meirelles




Um comentário:

Cin disse...

Oi Karlinha!

Eu tambem AMEI esse filme! Fiquei com uma vontade louca tambem de ler o livro, porque como na grande maioria das vezes, fiquei sabendo que o livro é ainda melhor!

bjinhos