25 de out. de 2010

Jardim

Assim que cheguei na Alemanha eu ví uns terrenos em lugares meio afastados e em cada terrenozinho tinha uma casinha de madeira. Pra mim só podia significar uma coisa: essas eram as favelas da Alemanha!!!

Depois descobri que essas nao eram favelas. Eram "casas de jardim". Mas como assim jardim?! Quem é o louco que tem um jardim longe de casa?!

Os tais "Schrebergarten" sao os jardins que existem nas cidades que sao pras pessoas que moram em apartamento e nao possuem uma área verde, entao eles alugam esse terreno e podem plantar, cortar grama, relaxar lá.

Essa idéia pareceu pra mim por anos a coisa mais sem pé nem cabeca. Tá, um jardim é legal, mas que sentido faz ir nos seus únicos dias livres pra um jardim que nao seja na sua casa, pra plantar, colher frutos, entre outras coisas?!

Mas pra comprovar como a gente muda, eu e o Stefan estamos juntos com outros amigos a procura de um "Schrebergarten" pra gente!!! A idéia que antes parecia estranha eu acho agora simplesmente genial. As pessoas que moram na cidade ainda tem a opcao de estar mais em contato com a natureza através de uma coisa dessas.

O Stefan, que vem do interior, sente muita falta de "colocar a mao na massa", trabalhar, plantar algo, construir coisas. E eu acho isso maravilhoso e dou o maior apoio. A idéia comecou apenas por querer um lugar pra ficar com os amigos no verao. Porque fazer churrasco aqui ao ar livre é proibido (com excecoes, claro), nosso apartamento nao tem sacada, entao um jardim seria ótimo pra reunir o pessoal, fazer um churrasco, pegar um solzinho.

E por isso estamos há 2 semanas visitando vários jardins e já achamos o nosso! Só falta ser nosso oficialmente e comecar a organizar tudo pra quando voltar a ficar menos frio e iniciarmos o trabalho no jardim e a reforma da casinha.

Alugar um jardim desses é bem em conta. Custa somente 0,31€ por m² por ano. Ou seja, com um jardim de 300 m² nao se gasta nem 100€ por ano de aluguel. Daí só vem os custos de água e energia e no total se chega a uns 200 - 300€ anuais. O único custo é que tem que comprar a casinha que já está no terreno e dependendo da casinha, pode chegar a até 5 mil euros. Mas nós nao somos loucos e estamos a procura de uma casinha que nao esteja lá em ótimas condicoes, pra podermos reformar.

Pra voces terem uma idéia de como seja, aqui está uma foto aérea:

Viram como já tá tudo sem vida aqui? Tem feito um frio terrível, apesar do inverno nem ter chegado e ainda seja só início de outono =(

E aqui estao algumas fotinhos dos dois jardins que estamos interessados, vamos ver qual deles vai ser o nosso!





E aí, o que voces acham da idéia? Loucura?!

6 comentários:

a n a a r q u i a disse...

eu tb achei que era favelinha qd eu cheguei, ó!

eu moro num ap super apertado (cheio de plantas) e morro de vontade de ter um jardinzinho. (sonho com meu próprio pé de amora/framboesa) mas confesso que sou mó preguiçosa pra sair do aconchego do meu lar até um Schrebergarten láááá no fim do mundo.

Angela E. M. Knaesel disse...

Oiii, tdo bem?
Ando sumida, na correria... e essa semana embarco pro Brasilll!!!
Q máximo essa idéia do jardim, tbm sentimos mtaaa falta de casa, jardim, espaço por aq...
Mas me diz, a casinha é só pra guardar as ferramentas ou tbm podes passar o findi, dormir, cozinhar e tal?
Bjo gde!

S. W disse...

Karlinha pois eu não pensei a mesmissima coisa. Na Holanda eles seguem os trilhos do trem. Eu sempre que passava de trem ficava me perguntando se eram casinhas de pessoas pobres. Até o Iwan explicar que são das pessoas que querem ter um jardim ou uma hortinha e ai eu comecei a ver tudo com outros olhos, realmente não parecia favelinha.

Eu adorei a idéia, não tinha noção que era tão barato, afinal aqui casas com jardim custam carissimo. Minha ex host me explicou que as casas se valorizam dependendo do tamanho do jardim que as mesmas possuem, agora toda vez que eu vejo uma casa que mesmo nao seja lá essas coisas, se tem jardim grande, eu imagino que bem cara.

Boa diversão com o seu jardim, faça uma hortinha que é sempre legal, e aproveite bem os churrascos, a idéia é mara.

Beijao

Line disse...

Hahaha! Eu pensava que nem a Simone quando andava de trem aqui na Holanda. ficava com dó das pessoas que moravam nas "casinhas pobres", rs.
Eu também não sabia que era tão barato, e acho que vale a pena sim! Eu achava uma besteira todo esse lance de jardim, ter um espaço pra plantar, colocar a mão na massa. Mas depois me mudei pra uma casa, e passei a entender melhor, e hj adoro colocar a mão na massa!

Boa Sorte!
Beijos!

Tiago Chaves disse...

Olha... confesso que é estranho pra mim, que nunca sai do Brasil ehehehe Ainda mais que, no meu caso, moro em casa e sempre houve a possibilidade de ter um jardim no próprio terreno - e aqui tb sendo permitido fazer churrasco na rua, quintal e etc (sabe como é a avacalhação, né?)
Mas diantes do que tu colocou, não é loucura não eheheh serve até pra evitá-la =D

Katia Bonfadini disse...

Oi, Karla! Que interessante o assunto de hoje!!!!! Você sabe que estive na Alemanha em abril, né? E passeamos muito de trem entre uma cidade e outra. Na primeira vez que vi essas casinhas com jardim, cutuquei o Marcelo pra mostrar que "na Alemanha também tinha favela"!!!! Ficamos intrigadíssimos com essas contruções, mas depois que chegamos de volta ao Brasil, fizemos uma pesquisa e descobrimos a história dos jardins. Por esse e outros motivos, adorei viajar de trem... a gente vai conhecendo outras paisagens e descobrindo esse tipo de curiosidade! Eu dou a maior força pra vocês comprarem a casinha!!!! Um beijão!!!!